Abordagem Clínica
- Julia Ramires
- há 10 horas
- 2 min de leitura
Durante meus estudos na área da psicologia, me encantei com a psicologia mágica e profunda desenvolvida pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, e a partir disso decidi cursar uma Pós-graduação nessa abordagem com ênfase na prática clínica.
Em linhas muito gerais, a psicologia analítica é uma perspectiva que busca a individuação, ou seja, a integração dos aspectos conscientes e inconscientes que compõem a psique de uma pessoa, constituindo também sua personalidade.
A intenção dessa leitura da psicologia (que se baseia em conceitos como o inconsciente coletivo e os arquétipos) é oferecer um suporte à pessoa em sua jornada de autoconhecimento, oferecendo não apenas a resolução de problemas imediatos, mas sim um entendimento mais amplificado e integrado de si e do seu lugar no mundo.
Nessa abordagem, os encontros são realizados face-a-face, e a escuta ativa que demanda silêncios e atenção por parte da pessoa que escuta não a impede de se expressar, falar, questionar e fazer intervenções mais diretas a quem está atendendo.
Para além da prática clínica que me orienta estar baseada nos estudos junguianos, minhas leituras de diferentes escolas da filosofia e da psicologia transpessoal, por exemplo, fazem com que a minha forma de trabalhar se fundamente em referências de múltiplas perspectivas, sendo um dos pilares mais expressivos a ideia da existência de um inconsciente, desenvolvida antes de Jung pelo tão conhecido Sigmund Freud.
É importante ressaltar que o meu exercício profissional está pautado no código de ética da psicóloga, conforme a Resolução CFP n. 010/05, ou seja, parte do princípio fundamental o respeito aos direitos humanos universais. Se você acha que essa linha de atuação pode fazer sentido para você, é só me mandar uma mensagem, ficarei feliz em te receber na minha clínica.
Julia Ramires Krüger
Psicóloga (CRP-02/29992).
Foto de Capa: Imagem de tratado alquímico. Domínio Público.
Comments